Top 10 dos melhores restaurantes

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Revista de Vinhos retoma o concurso com novos e mais apertados critérios de avaliação e distingue restaurantes que, pelas suas cartas e serviço, trabalham e promovem o vinho nas suas diferentes valências.


Já são conhecidos os 10 restaurantes com a Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal, selecionados no âmbito do Concurso criado pela Revista de Vinhos e promovido, em 2018, em parceria com a Vinalda. A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores, que terminou esta terça-feira, no Centro de Congressos, na Junqueira, em Lisboa. A próxima edição arranca em janeiro de 2019.

Em avaliação estiveram candidaturas provenientes de todo o país e que puseram em destaque diferentes abordagens e formas de trabalhar e promover o vinho junto do cliente. Os membros do júri analisaram todas as propostas com base numa grelha com mais de 40 critérios que se distribuíram por diferentes categorias, desde a parte visual da carta à funcional, organizativa, passando pelas capitações, menções legais dinâmicas e estratégia de vinho a copo, entre outras. A avaliação em backoffice foi complementada com visitas-mistério aos restaurantes para verificação e avaliação serviço. 

“Foi o retomar de um concurso com critérios mais apertados e exigentes para que o apuramento destacasse efetivamente as melhores cartas e os melhores serviços. Com este Concurso, queremos evidenciar o trabalho que os restaurantes nacionais têm desenvolvido nesta área que muito contribui para a promoção do vinho junto do cliente e até para a sua formação. A adesão ao concurso revelou que esta foi uma aposta certa e que este é um projeto para trabalhar o vinho em diálogo direto com o Canal HORECA, ponto de contacto entre o profissional e o consumidor”, referem Nuno Pires, Diretor da Revista de Vinhos e José Espírito Santo, CEO da VINALDA, e parceiros da iniciativa.

Vencedores da Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal


Categoria Prémio Regional

Café Alentejo, Évora
DOC, Douro
Nobre Vinhos e Tal, Guarda
Rei dos Leitões, Bairrada
Terra Nostra Garden Hotel, São Miguel, Açores
 
Categoria Prémio Nacional

Beef & Wine, Lisboa
DOP, Porto
JNCQUOI, Lisboa
VARANDA, Lisboa

Prémio Absoluto de Melhor Carta e Serviço de Vinhos 

The Yeatman
 
Regresso garantido em 2019, de 9 a 11 de novembro, no Centro de Congressos da Junqueira

O concurso regressa no próximo ano, altura em que se comemora o 20º aniversário do Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores. “É a concretização de mais uma etapa no plano de missão da revista, enquanto montra privilegiada do vinho em Portugal,” refere Nuno Pires. “Cada vez mais, o Encontro se afirma como um evento incontornável na agenda do setor. Em 2019, comemora 20 anos e a equipa da Revista de Vinhos já está a trabalhar numa edição especial. Teremos um programa que vai surpreender e afirmar uma nova forma de trabalhar o vinho”, avança Nuno Pires.